Que Tal Terceirizar Serviços de Manutenção Predial?
A manutenção predial tornou-se num setor muito importante na economia. Lembramos que essa área requer bastante planejamento e responsabilidade por parte de quem empreende neste setor de serviços.
Prédios comerciais e residenciais, além de blocos de condomínios podem necessitar de serviços de avaliação e manutenção para manter a segurança, acessibilidade e qualidade do patrimônio geral e comum.
A manutenção predial
Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a NBR 5674 conceitua essa área como o conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes de atender as necessidades e segurança dos seus usuários.
Esse conceito descritivo refere-se, na prática, para a possibilidade de proteger, zelar, reformar e administrar as edificações com qualidade e segurança visando o bem-estar de seus moradores, trabalhadores e frequentadores do prédio.
Tipos de manutenção
A manutenção predial precisa ser gerida por uma boa administração interna ou terceirizada. Dentre os tipos de manutenção podemos citar:
– Manutenção preventiva;
– Manutenção corretiva;
– Manutenção preditiva.
Preventiva
Esse tipo de conjunto de ações é aplicada antes da necessidade de reparos, prevenindo situações de perdas e riscos. Relaciona-se com a elaboração de atividades que ajudem a conservar a funcionalidade do edifício.
Corretiva
Refere-se ao processo de identificação e correção de erros e desgastes nas máquinas, nas instalações e nos equipamentos. Além de identificar problemas em determinada edificação.
Preditiva
A preditiva envolve características dos dois tipos citados anteriormente, ela inicia em momento de correção, passando a avaliar regularmente os equipamentos, a edificação e as instalações a fim de garantir sua funcionalidade e segurança.
Visão geral
As atividades de manutenção predial incluem a inspeção de instalações elétricas e hidráulicas, avaliação de áreas comuns, de sistemas de segurança, de equipamentos e estruturas.
Também abrange a verificação de elevadores, instalações de gás e integridade da cobertura.
Benefícios
Esse tipo de prevenção e correção gerada pela manutenção pode gerar muitos benefícios como diminuição dos custos, elevação da vida útil dos equipamentos e instalações, a redução nas paradas e atividades corretivas e a diminuição de riscos e acidentes.
Prevenção de acidentes
Sabemos que boas ações de avaliações ajudam em consertos em vazamentos nas instalações de água, impermeabilização do piso, reparos em rachaduras e fissuras na estrutura, troca de peças do elevador, avaliação da linha de interfones e do sistema de segurança.
Lembramos que as ações corretivas podem ser planejadas ou não. É importante identificar desempenho em determinado equipamento verificando a possibilidade de corrigir os problema antes dele parar de funcionar.
Periodicidade
Em relação às máquinas e equipamentos presentes na edificação, é importante avaliar e corrigir os mesmos definindo a periodicidade da manutenção de um determinado equipamento ou instalação.
Seguindo a periodicidade é possível diminuir as paradas prolongadas da manutenção corretiva.
Conclusão
Portanto, esse tipo de manutenção ajuda a alongar a vida útil de máquinas e equipamentos, além de garantir a segurança de um determinado edifício de forma regulada, otimizada e planejada a favor do bem comum.