O que São HealthTechs? Tudo O que Você Precisa Saber
As tecnologias fazem parte de nosso cotidiano, a cada ano encontramos inovações que facilitam nossa vida, as healthtechs são um modelo de inovação que atinge o mundo todo, as parcerias são de extrema importância porque ajudam a reduzir custos, principalmente na área da saúde.
Afinal, o que são healthtechs?
A tecnologia de saúde já é realidade em vários hospitais e clínicas espalhados em todo o mundo, são soluções inovadoras que humanizam os atendimentos, abaixo, listamos as categorias mais importantes que estão utilizando este tipo de tecnologia no Brasil:
- Acesso à informação: que envolvem portais e conteúdo educativo, fitness, bem-estar, planos de saúde;
- Todo o segmento de Big Data: aI & robotics, big data e analytics;
- Farmacêutica e diagnóstico: e-commerce, pesquisa farmacêutica, genômica, exames;
- Gestão e PEP: prontuário eletrônico, gestão hospitalar, gestão clínica, atestados, laudos e prescrições;
- Medical devices: equipamentos e 3D;
- Pacientes: engajamento de paciente,terapias digitais e comunicação;
- Marketplace: marketplaces de oferta própria e de terceiros e clínicas populares;
- Telemedicina: teleatendimento, telediagnóstico e telemonitoramento;
- Wearables and IOT: wearables e sensores de saúde, etc.
Através das healthtechs os atendimentos em saúde são cada vez mais otimizados e são prevenidos graças ao sistema de gestão, estas startups também disponibilizam tecnologias voltadas para procedimentos cirúrgicos, protótipos robóticos, etc.
Atualmente, já podemos encontrar vários produtos que facilitam nosso dia a dia, por exemplo, vacinas, microcâmeras, cápsula endoscópica, aparelhos para cirurgia virtuais ou robóticas, impressões de órgãos 3D, etc.
Quais benefícios podemos obter com esta tendência?
As tecnologias voltadas para a saúde simplificam o atendimento nos hospitais e facilitam o acesso às informações, veja abaixo, outros benefícios que este tipo de tecnologia nos proporciona:
Diminuição significativa de custos
Tais soluções são extremamente eficazes para auxiliar na diminuição de custos operacionais em saúde, as operadoras de saúde e SUS são as mais beneficiadas, devido a elevação de custos com exames e atendimentos, é importante ter sistemas que facilitam o acesso à informação sem necessidade de usar papel.
A inteligência artificial tem sido muito útil no ambiente hospitalar, com ela é possível eliminar possíveis gargalos, por exemplo, existem aplicativos que mostram a importância de realizar uma prevenção. Há vários formatos de softwares inteligentes, vejam alguns: telemedicina big data, health apps ou monitoramento por sensores, etc.
Soluções escaláveis
As soluções globalizadas são aplicáveis em várias escalas, este aliás é um dos principais desafios para as empresas que trabalham com tecnologia em saúde.
Estes produtos trazem qualidade de vida para a população, além disso ajudam a manter uma gestão inteligente de recursos. Para adquirir, é necessário um baixo custo de investimento, podendo ser através de aplicativos e sensor wearable, por exemplo.
Alterações de comportamento
A telemedicina é resultado da grande mudança de comportamento, que atingiu o ambiente hospitalar nos últimos dois anos.
Através da telemedicina podemos acessar informações sobre médicos, atendimento, transmissão de diagnóstico, acompanhamento, em apenas alguns cliques sem necessidade de sair de casa, os sistemas também permitem integração.
Graças à telemedicina não há mais barreiras geográficas, todo o serviço poderá ser realizado em plataformas e aplicativos que garantem maior rapidez e segurança. Os médicos conseguem se manter mais próximos dos pacientes, assim, é possível esclarecer todas as suas dúvidas.
A tecnologia voltada para a saúde ajuda a agilizar a triagem dos atendimentos, o que reduz consideravelmente as filas nos hospitais e nos prontos-socorros.
O mercado de tecnologia da saúde no Brasil
O mercado brasileiro de healthtechs está oferecendo diversas soluções, que ajudam a melhorar o atendimento nos hospitais e clínicas, algumas tecnologias brasileiras são o software Lab de realidade virtual da Medroon ou o software com inteligência artificial para saúde emocional da Youper.
Existem boas empresas que se destacam neste segmento no Brasil, por exemplo, a BIOaps, a Labi, a CM Tecnologia e a Conexa Saúde. Estas empresas com suas soluções podem proporcionar atendimento humanizado.
Dessa forma, é possível expandir a democratização da saúde, graças a estes sistemas cerca de 18 milhões de pacientes já puderam ser atendidos a uma longa distância.
Esta é uma área que oferece ótimas oportunidades para profissionais em tecnologia e para médicos de diversas especialidades que desejam atender à distância, para conseguir boas vagas para trabalhar com healthtechs, é necessário fazer cursos e participar de eventos desse segmento para manter contato com gestores de startups importantes.
Busque informações sobre novas tendências que estão afetando todo o segmento de saúde, assim, seu currículo estará sempre atual.
DL Green – healthtechs!
Portanto, a DL Green está à disposição para realizar parcerias com healthtechs, dessa forma, podemos melhorar cada vez mais os atendimentos em ambientes hospitalares, atendemos empresas e condomínios.
Gostou? Fale com nossa equipe e solicite já um orçamento!