Enviar
Currículo
Terceirização de Serviços

Reposição de Funcionário Tudo o que Você Precisa Saber

A reposição de funcionários por terceirizados é uma prática cada vez mais comum no meio corporativo. Na maioria dos casos, empresas prestadoras de serviços, instituições públicas e condomínios utilizam esse recurso como forma de manter a sua força laboral.

 

Sabemos que nem sempre é fácil manter a qualidade do trabalho e o equilíbrio das equipes quando um dos funcionários sai de férias por exemplo, porém manter o cargo ocupado por um trabalhador terceirizado é uma boa solução para a manutenção dos custos e do planejamento da empresa.

 

Ao mesmo tempo, esse tipo de possibilidade depende de acordos contratuais a serem fechados entre a empresa contratante e a empresa terceirizada que irá ceder um ou mais profissionais para atuarem no cargo durante o período de férias ou durante um período completo e pleno de trabalho.

 

Lembramos que realocar pessoas é uma tarefa que requer controle, capacidade administração e gestão de pessoas. Mas, neste artigo aprofundaremos mais o assunto para ampliar a compreensão sobre o tema.

 

 

Reposição de funcionários por terceirizados

 

O ato de repor um profissional no quadro de funcionários da empresa pode ser uma necessidade para cobrir as férias de um profissional, manter o ritmo de trabalho em épocas como as de final de ano ou até mesmo para alterar todo o quadro por completo para atuação em todos os períodos de trabalho no ano.

 

Em todos os casos, a responsabilidade da empresa contratante é apenas selecionar a empresa terceirizada que oferece serviços de profissionais para atender suas necessidades.

Na prática, a empresa contratante deixa de contratar um funcionário diretamente para contratar uma empresa que cederá equipes, profissionais e material para a execução dos serviços.

 

 

Como contratar?

 

O processo de contratação de serviços terceirizados, inicia através da pesquisa e seleção da empresa que melhor se adapta à demandas internas de produção e serviços necessários.

 

Depois de especificar todos os detalhes e dúvidas, a empresa contratante realizará uma lista de funções e atividades que são importantes para a sua manutenção e geração de força de produção.

Nesse processo, ambas firmam um contrato temporário ou com prazo fixado para longos períodos.

 

A empresa terceirizada é contratada para ceder apoio à gestão das tarefas, recursos humanos e materiais, além de conhecimento técnico para a execução das tarefas.

 

A empresa contratada também é responsável, segundo o contrato,  pelo pagamento dos salários dos funcionários e demais direitos trabalhistas.

A contratada também é responsável pela montagem de escalas e treinamentos necessários para que os seus funcionários executem as tarefas da melhor forma possível.

 

 

As vantagens

 

A terceirização gera grandes vantagens para a empresa contratante e para o resultado da realização das tarefas internamente e nos resultados obtidos no mercado externo.

Principalmente, para empresas que precisam complementar o seu quadro nas atividades de atendimento, recepção e segurança, a terceirização ajuda muito.

 

Imagine uma universidade que já possui vínculo trabalhista com professores, coordenadores, pesquisadores, monitores e demais profissionais da secretaria, ainda ter que contratar diretamente funcionários para as áreas de limpeza e segurança?

 

Para complementar o seu quadro de tarefas, as universidades costumam terceirizar as atividades de limpeza e segurança, como acontece com empresas que atuam como financeiras de crédito e terceirizam as atividades de telemarketing.

 

A outra vantagem é a redução de custos, pois a empresa contratante não precisa pagar pelos salários e direitos trabalhistas diretamente.

 

 

A gestão

 

Nos tempos atuais, a gestão de pessoas inclui investimentos em capacitação e organização de recursos humanos, sendo essas competências de responsabilidade da empresa terceirizada quando contratada para realizar a realocação de funcionário por terceirizados.

 

Dessa forma, a empresa contratante recebe a atenção de funcionários treinados, especificamente para os serviços prestados, gerando alto nível de qualidade maior do trabalho no dia a dia da corporação.

 

 

Benefícios da reposição

 

O processo de realocação ou reposição de profissional ajuda muito em períodos de férias e em casos de absenteísmo (doença laboral ou afastamento por questão de saúde).

 

Nesses casos, a empresa que contrata a terceirizada não se preocupa com a ausência do funcionário por vários dias ou meses, basta um telefonema ou e-mail que a terceirizada encaminha um novo profissional para ocupar o posto de trabalho.

 

Sendo assim, o processo de substituição não afeta o processo de continuidade do trabalho como poderia acontecer se a empresa mantivesse um funcionário contratado diretamente, nesse caso podendo gerar um desfalque.

 

 

A prestação de serviços

 

A contratação de empresa terceirizada para a reposição de mão de obra na empresa envolve, ao mesmo tempo, a prestação de serviços com profissionais treinados e capacitados pela contratada.

Em muitos casos, além do funcionário, a terceirizada pode oferecer serviços de instalação, manutenção, limpeza, revisão de documentos, entre outros.

 

A prestação de serviço embutida é acertada via contrato entre a empresa contratante e a prestadora de serviços, estabelecendo todas as regras para execução do trabalho junto com os serviços.

 

No caso de uma empresa de limpeza, por exemplo, além dos profissionais, ela pode ceder materiais e equipamentos necessários para a prestação dos serviços pelos funcionários e também se encarregar de tarefas específicas a serem realizadas.

 

 

Revisão de equipes

 

Por meio de profissionais cedidos por uma terceirizada, o processo de disposição de mão de obra torna-se mais fácil e otimizado. Caso a contratante precise de mais funcionários para aumentar as equipes e cobrir extensão dos horários de trabalho, ela pode solicitar à terceirizada, desde que esta condição esteja prevista no termo assinada por ambas.

 

Caso os resultados esperados não estejam sendo alcançados com as equipes atuais, a contratante pode solicitar a troca imediata dos profissionais e a inserção de novas equipes.

 

 

Mais qualidade

 

É fundamental que as regras e normas do contrato prevejam um bom relacionamento entre contratante e contratada, permitindo um bom controle da execução e qualidade dos serviços prestados bem como acesso aos relatórios de qualidade da atuação de cada profissional.

 

A empresa contratante pode incluir um supervisor próprio para acompanhar e fiscalizar as atuações do trabalhadores terceirizados além de compartilhar as informações com os gerentes da terceirizada.

 

 

Esperamos que você tenha gostado deste artigo, compartilhe e deixe seu comentário 🙂

Author

Equipe DL GREEN

Deseja terceirizar serviços?

Solicite Orçamento