3 Dicas para Terceirizar a Portaria e Limpeza do seu Condomínio
A portaria e a limpeza de condomínios são setores essenciais de um condomínio. Recentemente, o Tribunal Superior do Trabalho autorizou a terceirização de funcionários que atuam em condomínios residenciais e comerciais.
Sendo assim, os locais que não aceitavam terceirização agora aceitam e dentro da lei trabalhista.
Dessa forma, síndicos e administradores podem terceirizar essas áreas de atuação, sempre sendo indicada a pesquisa prévia de empresas que possam de fato prestar serviços de qualidade para o condomínio.
Como escolher empresas de portaria e limpeza de condomínios?
É importante selecionar a empresa que irá oferecer profissionais e serviços de modo profissional e direcionado.
O síndico precisa ter atenção ao histórico da empresa a ser contratada, sua reputação no mercado e a honestidade do perfil dos funcionários apresentados que irão atuar nas áreas de acesso e serviço do prédio.
Benefícios da terceirização
Sabemos que, além de reduzir custos, o processo de terceirização ajuda a melhorar a qualidade da prestação de serviços.
Além dos custos, o condomínio que contrata uma empresa para terceirizar os serviços manutenção e portaria do prédio pode melhorar a qualidade dos serviços e ter a presença de profissionais mais qualificados.
Dessa forma, o condomínio, na prática, pode estar contratando serviço de maior qualidade com custo reduzido em comparação a uma contratação direta de um funcionário de modo individual.
Acordos iniciais
No contrato, é importante que o síndico e demais administradores perguntem se os custos dos funcionários serão cobertos pelas empresas prestadores de serviço de portaria e limpeza de condomínio.
Quais serviços podem ser terceirizados?
Geralmente, diferentes serviços podem ser terceirizados incluindo o da área de segurança, portaria, transporte e até mesmo a limpeza.
Empresas e condomínios (mesmo sendo residenciais) escolhem pela terceirização da limpeza por considerarem vantajosas a qualidade e o resultado do serviço.
Com mais qualidade, o serviço também é mais eficiente permitindo otimizar os serviços.
Dicas para terceirizar
Além das dicas iniciais acima, vamos detalhar ainda mais o tema a seguir com três dicas super indicadas.
1 – Compare empresas
Ao pesquisar empresas para terceirizar os serviços de acesso e manutenção do condomínio, é importante visitar diferentes empresas (mais de três pelo menos), comparar orçamentos e exigências contratuais.
2 – Avalie o perfil dos funcionários
Mesmo que o condomínio confie na empresa terceirizada, é importante avaliar o perfil de cada funcionário apresentado para atuar dentro do prédio.
3 – Peça prazos contratuais médios
É importante não fechar contratos por dez ou vinte anos. Em média contratos de terceirização podem durar de 2 a 5 anos, com possível negociação de renovação.
As melhores vantagens
Dentre as principais vantagens de terceirização da área de portaria e limpeza de condomínios, podemos destacar a elevação da eficiência e da qualidade do serviço prestado.
Na maioria dos casos, quando um condomínio contrata uma terceirizada, os funcionários indicados e contratados são especializados e já apresentam capacitação para realizar as atividades.
Redução de custos
Além da qualidade e da melhoria dos serviços internos, a redução de custos a médio e longo prazo é um atrativo.
A parte financeira e jurídica trabalhista é resolvida entre a empresa terceirizada e o funcionário, incluindo o acerto de salários e valores.
A empresa que administra o condomínio ou o síndico paga um valor fixado em contrato para cobrir todas as despesas acertadas em comum acordo.
Dessa forma, o síndico pode ter uma redução de custos a médio e longo prazo.
Tempo e qualidade
A portaria e a limpeza de condomínio quando bem planejada e contratada permite aumentar o tempo livre da administração para cuidar de outros assuntos que envolvem o edifício.
Ou seja, ajuda reduzir os custos operacionais e trabalhistas e permite ao síndico ter tempo livre para resolver outras situações do prédio.
Agilidade
De forma confiante e acertada entre o condomínio e a empresa terceirizada, a contratação de seus serviços permite ter em suas áreas de acesso e atendimento pessoas que sabem trabalhar em equipe e atuar com maior praticidade.
Substituição de funcionários
Em caso de má atuação de um funcionário em fato isolado ou outros problemas, é possível a substituição de funcionários de forma imediata.
E mesmo que os problemas não seja tão sério, em caso de impossibilidade de comparecimento de um dos funcionários a empresa pode mandar um substituto automaticamente.
Dessa maneira, as tarefas não deixarão de ser feitas e realizadas no dia e hora certa.
Treinamento
Quando o síndico de um prédio contrata diretamente um funcionário ele precisa orientar e até mesmo treinar a pessoa a respeito das rotinas.
Ao contratar uma empresa terceirizada de portaria e limpeza de condomínio os funcionários já chegam treinados e capacitados para atuar no edifício.
Isso gera ganho de tempo e não precisa ficar se estressando com capacitação de pessoas.
Organização
A terceirização também beneficia muita a organização como um todo. Isso não gera perda de tempo e nem de espaço. A empresa contratada oferece vários fatores positivos para otimizar os serviços prestados colocando os profissionais responsáveis para cada atividade.
Conclusão
Sabemos que planejar e ter um edifício organizado e limpo não é fácil. Em caso de blocos de prédios em condomínios maiores, o desafio é maior ainda.
Em certos casos é necessária a presença de profissionais de bom nível para atuar em áreas como portaria, limpeza de condomínio e segurança, por exemplo.
Ter uma equipe especializada e profissional de limpeza pode ajudar na garantia da organização, da ordem e do bem estar de todos.
Apresentamos neste artigo a necessidade de estudar a apresentação da empresa a ser contratada, é importante também que o síndico se reúna com moradores e proprietários para decidir cada passo e identificar cada necessidade.
Lembramos que o condomínio possui áreas comuns que exigem cuidado, zelo e segurança.
A contração de serviços, terceirizados ou de colaboradores faz parte da manutenção da rotina do prédio, mas tudo deve ser estudado com antecedência.
Assim, havendo acordo harmonioso entre todas as partes a organização do local será mais profissional e orientada com profissionais dedicados e treinados.
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